A menopausa é uma fase da vida da mulher, que inicia doze meses após a última menstruação, que traz mudanças em todo o corpo, que podem não ser tão agradáveis.
Como a queda de hormônios como o estrogênio afeta os cabelos e a pele
Se você está notando alterações nos cabelos e na pele após a menopausa, geralmente pode culpar os níveis de declínio rápido do hormônio estrogênios, que são um grupo de hormônios produzidos naturalmente nos ovários e nas glândulas supra -renais, que desempenham um papel importante no desenvolvimento sexual e reprodutivo normal das mulheres, e afeta o trato reprodutivo, o trato urinário, o coração e os vasos sanguíneos, os ossos, os seios, a pele, o cabelo, as membranas mucosas, os músculos pélvicos e o cérebro.
Por ser tão importante para o organismo estrogênio também promove a retenção de água e a elasticidade da pele, por isso quando o estrogênio cai, se perde também moléculas que ajudam a manter a pele hidratada. O estrogênio também contribui para o crescimento e a força do cabelo, por isso também é normal notar queda capilar.

Sintomas da Menopausa ou menopausa precoce sintomas
Climaterio sintomas: Tanto a menopausa como a menopausa precoce trás vários sintomas como a alteração do humor, menstruação irregular, suor excessivo e noturno, ondas de calor repentino, dores de cabeça, estresse, falta de sono, ganho de peso, ansiedade, depressão e até dores no corpo. Os sintomas alteram de uma mulher para mulher de acordo com fatores genéticos e até emocionais, geralmente aparecem entre os 44 e 52 anos (climatério), mas podem surgir antes ou após essa faixa de idade.
Por isso, sempre é indicado procurar um ginecologista para confirmar o diagnóstico e se necessário entrar com tratamento de terapia de reposição hormonal e mudanças no estilo de vida para diminuir os sintomas e melhorar o bem estar da vida da mulher.
Cuidados Com a pele na Menopausa – Rugas, linhas de expressões, pele seca e queda capilar
- Manchas escuras pela idade ou manchas senis: Aplique protetor solar todos os dias pela manhã, para fornecer a pele a proteção necessária. É importante reaplicar durante o dia, especialmente em toda a pele que a roupa não cobrir. Isso pode ajudar a prevenir a formação de novas manchas e o câncer de pele.
- Anti-idade ou anti-rugas: Redobre os cuidados com a sua rotina de Skin Care, use cosméticos com ação hidratante com ativos com ácido Hialurônico, hidroviton, ceramidas, extrato de aveia. E aposte em ativos preenchedores como adipofil, adifiline, raffermine, syn ake (veneno de cobra), cellfie, argirelox.
- Tome banhos mornos, não quentes: Mantenha os banhos curtos e não muito quentes. Chuveiros quentes tiram a sua pele de seus óleos naturais, deixando-a ressecada. E hidrate imediatamente após a toalha. A pele pode absorver melhor os ingredientes quando ainda está úmida.
Aposte em ácidos para renovação da pele e estimular o colágeno
Uma aposta muito boa é usar ácidos em concentrações mais baixas, para não agredir a pele, e estimular a renovação da pele e a produção do colágeno. Como o:
Ácido Glicólico: Menbro dos AHA’s (Alfa-hidroxiácidos), age no afinamento do estrato córneo, o que assegura maior renovação para a pele. Quando em concentrações mais baixas ajuda na hidratação e é utilizado principalmente no tratamento das peles envelhecidas com acnes e espinhas, e no clareamento de áreas hiperpigmentadas (manchas), além de melhorar a permeabilidade e absorção de outros ativos na pele.
Ácido mandélico: É um alfahidroxiácido (AHA), usado no tratamento e prevenção do fotoenvelhecimento, hiperpigmentação (manchas) e acne. É mais seguro e causa menos irritação que outros ácido, especialmente por não reagir ao Sol. Além disso, os efeitos são percebidos rapidamente e duram bastante tempo.

Reposição Hormonal Natural
Muitas pessoas buscam por reposição hormonal feminina natural, contudo é sempre valido lembrar que é importante consultar um médico para que o mesmo possa indicar o melhor tratamento. Porém algumas sugestões, são:
Amora Miura: (Morus nigra L), ajuda a aliviar sintomas do climatério, por conter em sua composição flavonoídicos, especialmente as isoflavonas, que agem de forma natural dos sintomas.
Isoflavona de Soja: Indicada como repositor hormonal, para o tratamento sintomático e prevenção de complicações da menopausa. Tem ação de normalizar os níveis de estrógenos circulantes (altos ou baixos). Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno e por
isso também é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual.
Red Clover: Ajuda no alívio dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. Os quatros fitroestrogênios presentes no Red Clover possuem fraca atividade estrogênica no organismo, prevenindo contra osteoporose e diminuindo os sintomas vasomotores durante a menopausa.
Referência