Os cosméticos, como cremes e séruns, já conhecemos bem. No entanto, uma inovação de produtos para a beleza estão surgindo e trazendo o que mais gostamos, resultados e comprovação cientifica.
São eles os nutricosméticos! Mas o que isso significa concretamente?
Contudo são muitas as dúvidas e muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios dos nutricosméticos, pensando nisso nós da Louibenta, trouxemos esse post recheado de informações, para trazer mais beleza e saúde para seus dias.
De onde vem o termo nutricosméticos?
É uma nova geração de produtos de beleza que atuam de dentro do corpo para melhorar a aparência externa da pele. O termo vem da contração de “nutrição” e “cosméticos”.
Desse modo princípio da nutricosmética é absorver por via oral – e não topicamente – ingredientes ativos, minerais e nutrientes que visam melhorar a nutrição da pele em profundidade. Também pode ter efeitos fortalecedores para unhas e cabelos. Os cremes, principalmente devido aos regulamentos, só podem ser usados na parte superior da pele. Eles não têm efeito além das camadas superficiais da derme, que não podem atravessar. Este é o objetivo dos nutricosméticos.
Embora o mercado de nutricosméticos esteja principalmente orientado para a Ásia, onde faz parte dos rituais de beleza há séculos, a Europa parece abrir-se cada vez mais a esta nova forma de se sublimar.
Por que e como funciona?
Com os nutricosméticos, desviamos a ação. A epiderme (a camada externa e superficial da pele) não é o alvo certo para uma ação de longo prazo. Por exemplo, para retardar o envelhecimento da pele, não há necessidade de atuar na epiderme porque essas células estão destinadas a se deteriorar. Portanto, é necessário agir mais profundamente, na derme e na hipoderme. No coração da pele.
Ao fornecer à nossa pele os ingredientes ativos de que necessita, sublimamo-la por dentro e de forma sustentável. Esses ingredientes ativos passam pelo trato digestivo. Eles são absorvidos no intestino e depois viajam através de transportadores. Estes permitem a passagem de várias moléculas (vitaminas, aminoácidos, etc.) que competem para serem absorvidas pelo sangue.
Depois que as moléculas passam pelo sangue, os nutrientes fornecidos circulam por todo o corpo, que cuida da distribuição equilibrada e inteligente. Os nutricosméticos funcionam sempre que a pele ou o couro cabeludo precisam de ajuda.
No entanto, tenha em mente que, como acontece com qualquer suplemento alimentar, os efeitos não são imediatos, mas aparecem após alguns dias. Eles têm eficácia de longo prazo.

Que resultados?
Ao optar por fornecer às células da derme e hipoderme os nutrientes e ingredientes ativos de que necessitam para produzir as moléculas essenciais para a manutenção da pele, os nutricosméticos oferecem uma ação direcionada e profunda. Assim, com a adição de colágeno, por exemplo, ou princípios ativos que estimulam a produção natural de colágeno, os nutricosméticos prometem uma pele mais firme, macia, iluminada e protegida contra as agressões externas.
Como adotar os nutricosméticos?
Semelhante aos suplementos alimentares, os nutricosméticos vêm na forma de cápsulas, comprimidos ou ampolas bebíveis. Práticos e fáceis de seguir, os curativos são ideais para quem não tem tempo e quer cuidar da pele sem transtornos. Mas isto não significa que substituam os seus produtos de beleza preferidos, muito pelo contrário: os nutricosméticos complementam e potenciam os efeitos dos tratamentos tópicos. A rotina nutricosmética pode ser facilmente incorporada à vida diária porque permite, com pouco esforço, obter resultados visíveis na pele. Agora é uma certeza, os cosméticos já não são aplicados apenas na pele, são para serem provados!
Nutricosmeticos são iguais nutraceuticos?
Os nutracêuticos são aqueles nutrientes encontrados, extraídos e sintetizados de alimentos utilizadas para promover o bem-estar geral, controlar sintomas e prevenir doenças, como é o caso das vitaminas e minerais. Sendo assim, muitos nutricosméticos podem agir como nutraceuticos, já que além de ajudar na promoção da beleza, também ajuda na manutenção da saúde.
Além disso, O termo “nutracêutico” combina as duas palavras de “nutriente”, que é um componente nutritivo do alimento, e “farmacêutico”, que é um medicamento médico.
Acima de tudo, a filosofia por trás dos nutracêuticos é focar na prevenção, segundo o ditado do médico grego Hipócrates (conhecido como o pai da medicina) que disse “deixe o alimento ser o seu remédio”. Seu papel na nutrição humana é uma das áreas de investigação mais importantes, com amplas implicações para consumidores, profissionais de saúde, reguladores, produtores de alimentos e distribuidores.
Nutricosméticos que amamos!
São muitos nutricosméticos que existem hoje na indústria farmacêutica, começando pela alimentação, que quando saudável trás benefícios para a pele, unhas e cabelos.
Porém alguns de nossos nutricosméticos favoritos, são Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Zeaxantina, Luteína, Astaxantina, Licopeno, Ácido Hialurônico e Coenzima Q10.
3 thoughts on “Nutricosméticos ou pilulas da beleza: Conheça”