Pele sensível

Rosácea – Cremes e Ativos mais usados – Causas e tratamentos

Como descobrir se tenho Rosácea?

O médico avalia seu histórico clínico e sintomas na pele. Outra coisa que pode ser feita são testes para descartar outras condições, como psoríase ou lúpus. Estudos mostram que em pessoas de pele negra ou morenas, a rosácea pode ser ignorada ou diagnosticada erroneamente como uma reação alérgica ou dermatite seborreica.

Se seus sintomas envolverem seus olhos, seu médico pode encaminhá-lo a um oftalmologista (oftalmologista) para avaliação.

Como tratar e controlar a Rosácea?

O tratamento para a rosácea requer uma combinação de bons cuidados com a pele e medicamentos e cosméticos prescritos.

A duração do depende do tipo e gravidade dos seus sinais e sintomas. A recorrência é comum.

Identifique e evite gatilhos. Preste atenção ao que tende a causar surtos para você e evite esses gatilhos.

Proteja seu rosto. Aplique protetor solar diariamente antes de sair ao ar livre. Use um protetor solar de amplo espectro – que bloqueia os raios ultravioleta A e ultravioleta B – com FPS 30 ou superior. Aplique protetor solar depois de aplicar qualquer medicamento tópico que esteja usando para o rosto e antes de aplicar qualquer cosmético.

Tome outras medidas para proteger sua pele, como usar um chapéu e evitar o sol do meio-dia. No tempo frio e ventoso, use um cachecol ou máscara de esqui.

Trate sua pele suavemente. Não esfregue ou toque muito seu rosto. Use um limpador sem sabão duas vezes ao dia e hidrate. Escolha produtos sem perfume e evite aqueles que contenham outros irritantes da pele, como álcool, cânfora, uréia e mentol.

Reduza o rubor visível com maquiagem. Alguns produtos e técnicas de maquiagem podem ajudar a reduzir a aparência do rubor da pele.

Medicamentos e Cosméticos prescritos para rosácea incluem:

Ácido Tranexâmico: Tem sido bastante estudado como tratamento alternativo do melasma e rosácea. Estudos recentes revelaram que seu uso tópico previne a pigmentação induzida por radiação ultravioleta em cobaias e que seu uso intradermico e intralesional produz clareamento rápido. É um antifibrinolítico que inibe a quebra da fibrina. Ele bloqueia a conversão do plaminogênio em plasmina, por meio da inibição do ativador de plasminogênio. O ativador aumenta a atividade dos melanócitos, dessa maneira, ao inibir o ativador, o ácido tranexâmico reduz a hiperpigmentação da pele.

Rosacalme: Apresenta grande atividade anti-inflamatória que interfere nos mecanismos bioquímicos que relacionam o estresse psicológico com a deterioração da pele. Devido ao seu conteúdo de acacetina e tilianina, é capaz de neutralizar os efeitos do estresse psicológico na pele, reduzindo a degradação da proteína IkB que retém o NF-kB, no citoplasma e, assim, retardar a sua translocação para o núcleo. Ao diminuir a quantidade de NF-kB que se desloca para o núcleo, reduzir-se-á a transcrição do DNA para o aparecimento de citocinas, quimiocinas e outras substâncias relacionadas com a inflamação, que danificam a pele ao se expressarem continuamente ao longo do tempo.

Telagim: Tetrapeptídeo que inibe o efeito inflamatório de LL-37, reduz a liberação de interleucinas e citocinas pró-inflamatórias, reduzindo a vermelhidão e outros sinais inflamatórios na pele. Reduz o dano celular, eritema pós procedimentos químicos e laser Diminui a vermelhidão cutânea facial, telangiectasia (vasos dilatados e micro vasos), hiperpigmentação pós – inflamatória, rosácea e pele fragilizada. Promove uniformização do tom da pele, confere firmeza extra e promove efeitos fotoprotetores. Ação anti-tirosinase, reduz a pigmentação cutânea oriunda de processo inflamatório.

Ciência: Com o uso de telangyn™ peptide, após apenas 1 semana efeitos positivos são notados na redução do eritema, extensão de áreas vermelhas e melhora na rugosidade e sensibilidade da pele da face e colo.

Ivermectina para Rosácea em creme: É um agente antiparasitário e anti-inflamatória, especificamente na inibição de citocinas inflamatórias, que vem se destacando para Rosácea.

Um estudo avaliou pacientes com rosácea  moderada a grave e demosntrou sucesso com o tratamento com ivermectina a 1% ou metronidazol a 0,75% (duas vezes ao dia).

Medicamentos tópicos que reduzem o rubor. Para rosácea leve a moderada, seu médico pode prescrever um creme ou gel que você aplica na pele afetada.

Brimonidina (Mirvaso) e oximetazolina (Rhofade) reduzem o rubor por constrição dos vasos sanguíneos. Você pode ver os resultados dentro de 12 horas após o uso. O efeito nos vasos sanguíneos é temporário, por isso a medicação precisa ser aplicada regularmente para manter as melhorias.

Outros produtos tópicos ajudam a controlar as espinhas da rosácea leve. Esses medicamentos incluem ácido azelaico (Azelex, Finacea), metronidazol (Metrogel, Noritate, outros). Com ácido azelaico e metronidazol, melhorias visíveis geralmente não aparecem por duas a seis semanas.

Antibióticos orais. Seu médico pode prescrever um antibiótico oral, como doxiciclina (Oracea, outros) para rosácea moderada a grave com inchaços e espinhas.

Medicamento oral para acne. Se você tem rosácea grave que não responde a outras terapias, seu médico pode sugerir isotretinoína (Amnestima, Claravis, outros). É um poderoso medicamento oral para acne que também ajuda a esclarecer lesões de rosácea semelhantes a acne. Não use este medicamento durante a gravidez, pois pode causar sérios defeitos congênitos.

Muitas outras terapias alternativas – incluindo óleo de emu, louro e orégano

rosácea como tratar
Tratamentos para Rosácea

Terapia a laser

A terapia a laser pode tornar os vasos sanguíneos aumentados menos visíveis. Como o laser tem como alvo as veias visíveis, é mais eficaz na pele que não é bronzeada, marrom ou preta.

Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios da terapia a laser. Os efeitos colaterais da terapia a laser para rosácea incluem inchaço e hematomas que podem durar vários dias. Glacê e cuidados suaves com a pele serão necessários durante o período de recuperação. Na pele morena ou preta, o tratamento a laser pode causar descoloração permanente ou de longo prazo da pele tratada.

O efeito total do tratamento pode não ser perceptível por semanas. Podem ser necessários tratamentos repetidos periodicamente para manter a aparência melhorada da sua pele.

O tratamento a laser para rosácea geralmente é considerado um procedimento cosmético, que o seguro normalmente não cobre.

A rosácea tem Cura?
Infelizmente Não, porém existem tratamentos, que controlam os sintomas e evita o agravamento da doença. Você também pode buscar termos rosácea, rosacea tratamento, rosacea tratamento natural, tratamento rosácea, rosácea tem cura, tratamento de rosácea, rosacea como tratar e como tratar rosácea.

Existe tratamentos em cremes?
Sim. creme para rosácea, produtos para rosácea, creme para rosacea no rosto, produtos para pele com rosácea e pele com rosácea.

Referências Bibliográficas

Literatura lemma

Literatura Purifarma

Literatura Fragon

Estudo mayoclinic

Publicação aad.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *